Primeiro desportivo do mundo com 102 anos passa os 600 mil euros em leilão

Um exemplar daquele que é considerado o primeiro carro desportivo do mundo foi vendido em leilão por 613,981 euros, num evento levado a cabo pela prestigiada leiloeira britânica Bonhams.

Desenhado pelo engenheiro inglês Laurence Pomeroy, este Vauxhall ‘Prince Henry’ Torpedo foi fabricado em 1914 - estima-se que só existam sete exemplares – e na época era capaz de atingir uma velocidade de 128 km/h, fruto do seu motor de 25 cv de potência.

Como seria de esperar numa história com 102 anos, este Vauxhall já tem muito que contar. Em 1972 foi convidado para a abertura do "The National Motor Museum", em Beaulieu, em Inglaterra, e um ano mais tarde foi conduzido por Jeremy Brett no filme "Na Aspidistra in Babylon".

Ao longo da sua "vida" conheceu apenas quatro donos. O primeiro foi T.W. Badgery, um empresário britânico que o levou a vários concursos pela Europa, em países como Holanda, Alemanha, Dinamarca, Irlanda e Turquia. E o carro era conduzido de evento para evento.

O seu último dono, Reg Long, um engenheiro de Lincolnshire, em Inglaterra, teve-o durante 46 anos, até falecer no início deste ano. Mas à imagem de T.W. Badgery, conduzia-o regularmente pela Europa e entrou em várias competições, sendo que fazia uso dos seus conhecimentos enquanto engenheiro para manter este "Prince Henry" em muito boas condições.

E a avaliar pelo estado em que se encontra e pelos 102 anos de idade, podemos afirmar com segurança que Reg Long fez um bom trabalho. Até porque ainda este Verão o Vauxhall ‘Prince Henry’ Torpedo foi capaz de fazer uma viagem de cerca de 50 km. É obra!

Em destaque